Dra. Anicely Tondate - Ginecologista em Balneário Camboriú

A Importância do Papanicolau para a prevenção do Câncer do Colo do Útero

O exame é fundamental para detectar alterações no colo do útero e vagina. Confira!

O exame preventivo ou Papanicolau é o procedimento feito em mulheres para identificar alterações em celulares indicativas de infecção com HPV, de lesões pré-câncer ou de câncer de colo de útero. O exame envolve a coleta de amostras de células da região do colo uterino e sua análise laboratorial.

No artigo de hoje, saiba mais sobre a importância do exame.

O que é o Papanicolau?
O exame é o procedimento feito para diagnosticar a presença células alteradas que indicam infecção por HPV, lesões pré-câncer ou câncer de colo uterino. Através do exame ginecológico e visualização do colo do útero, é realizado um raspando superficial e coleta de células para posterior análise no microscópio em laboratórios especializados.
Essa coleta pode ser feita em consulta médica com seu ginecologista, no centro de saúde por médico ou enfermeiro ou em alguns laboratórios que disponibilizam profissionais de saúde treinados para esse procedimento.

Quando deve ser feito?
Este exame precisa ser realizado por mulheres a partir dos 25 e até pelo menos os 65 anos. O intervalo entre as coletas variam de acordo com resultados prévios, idade e doenças clínicas. O habitualmente orientamos uma coleta anual. Mas para muitas mulheres, o intervalo entre as coletas poder ser de até 3 anos. Para saber quando deverá repetir seu exame, certifique-se de que seu resultado tenha sido analisado pelo ginecologista e pergunte quando deverá retornar para um novo exame.

Por que é importante?
O papanicolau ou exame preventivo é nossa principal ferramenta para evitar o câncer de colo de útero. Sabemos que essa doença é resultado de uma infecção avançada pelo vírus do HPV, e que essa infecção pode ser identificada a tratada muitos anos antes de se tornar um câncer. Por esse motivo, a realização periódica do exame permite o diagnostico das alterações e tratamento antes de progredir para o câncer. Mas lembre-se, tão importante quanto realizar a coleta é apresentar o resultado ao seu médico e seguir as recomendações com relação a tratamentos e frequência do acompanhamento!

Busque ajuda ginecológica!
E ai, quando foi sua última coleta? Você conversou sobre o resultado do seu médico? Sabe quando deverá fazer novo? Se o planejamento não está claro, e seu último exame foi há mais de 1 ano, não deixe para depois. Agende uma consulta e mantenha seus exames e avaliações em dia!

Gostou da postagem? Não se esqueça de compartilhar!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Navegue pelo contéudo

Veja mais contéudos

Quer saber mais sobre? Então continue acompanhando outros conteúdos do nosso blog.

Contato rápido e fácil por WhatsApp

Estamos inteiramente à disposição para o seu atendimento.

Nos envie uma mensagem contando como podemos te ajudar ou fale conosco pelo WhatsApp. Garantimos que a nossa equipe irá prestar todo o auxílio necessário para o seu atendimento personalizado.

Clique no botão ao lado e seja atendido agora mesmo.

Redes Sociais

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.